sexta-feira, 3 de março de 2017

Devoção a São Torcato, Mártir


NOTAS BIOGRÁFICAS

Celebra-se a memória litúrgica de São Torcato no dia 27 de fevereiro de cada ano.
Segundo a tradição popular, São Torcato, oriundo da família nobre dos Torcartos Romanos, era natural de Toledo na Espanha.
Aí se evidenciou pelas suas virtudes, sendo escolhido para Arcipreste da Catedral de Toledo e, portanto, primeiro auxiliar do Bispo daquela cidade. Foi depois nomeado Bispo de Iria Flávia ou do Padrão, na Galiza.
Destacou-se pela firmeza da sua doutrina e pela sua sabedoria no 16.º Concílio de Toledo, no ano de 693, e aí teria sido nomeado Arcebispo de Braga, acumulando mais tarde as Dioceses do Porto e Dume. Foi notável o seu testemunho cristão pela coragem com que enfrentou o islamismo. Os muçulmanos invadiram a Península Hispânica no ano 711. Eles queriam ofuscar o Evangelho de Cristo com o Corão de Maomé e a Cruz de Jerusalém com o Crescente e tudo arrasavam para que o Islão se impusesse à Cristandade.
Segundo  tradição popular, São Torcato enfrentou Muça, chefe muçulmano, a 26 de fevereiro de 719, derramando o seu sangue por Cristo, em heróico martírio. No local, onde testemunhou a sua Fé, rebentou uma fonte de água cristalina, que ainda hoje se conserva e aí se construiu uma pequena ermida, conhecida por São Torcato-o-Velho e hoje chamada Capela da Fonte.
Mais tarde a preciosa relíquia do seu Corpo foi recolhida pelos monges do antigo Mosteiro de S. Torcato, doado por D. Afonso Henriques aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Foi trasladado para o Novo Mosteiro em 4 de julho de 1852.
Esta tradição popular constituía a 2.ª série de lições do Antigo Breviário Bracarense.
Os historiadores nem sempre concordaram com esta tradição e afirmam alguns que São Torcato teria sido o primeiro dos Varões Apostólicos, martirizado no século I em Cádis no sul de Espanha.
Em referências a estas dúvidas, são oportunas as palavras de José Leite S. J. "Seja como for, não há dúvida que são numerosas as graças por ele conseguidas e grande a devoção que o Povo lhe dedica".

Oração a S. Torcato 
do Antigo Breviário Bracarense

Nós te pedimos Senhor: Ouve com clemência as preces do teu Povo, para que sejamos ajudados pelos méritos do Bem-Aventurado São Torcato, Mártir e Pontífice, com cujo martírio nos alegramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Com aprovação da Autoridade Eclesiástica

Braga, 20 de janeiro de 1994

cón. Eduardo Melo Peixoto
Vigário Geral


1 comentário:

  1. visitei s. Torcato há 8 anos.No momento estava alvoraçada porque uma bisneta de um mês de idade tinha~se verificado um tumor no cérebro.junto ao nervo ótico.fiz uma promessa a S Torcato.que aí iria com a menina se ela fôsse salva.Passaram dias semanas e anos e a menina sempre a caminho do hospital de coimbra em tratamentos de quimio.Passaram 7anos. a menina cresceu, aprendeu a ler, falar mas sempre doentinha e frágil. felizmente quehá 7 meses deixou de fazer quimio.Está mais fortalecida.Anda na 2º ano.no dia 2 de Março foi comigo a S Torcato entregar a promessa que tinha prometido ao santo,agradecemos juntas o milagre em que ele intercedeu por ela.Bendito seja. maria manuela maia

    ResponderEliminar